Aplicativo Nativo e Híbrido, o que significa ?


Aplicativo Nativo

O aplicativo nativo é um app desenvolvido para funcionar em um único Sistema Operacional. Se você for criar um aplicativo nativo para Android ele vai funcionar somente para os dispositivos com o sistema Android, se você criar um aplicativo nativo para Apple ele vai funcionar somente para os dispositivos com o sistema Apple.


No desenvolvimento nativo cada plataforma fornece o programa de desenvolvimento e indica qual a linguagem que você deve utilizar.
Para desenvolver nativo para dispositivos com sistema Android o Google indica que você deve utilizar o programa Android Studio e a linguagem Java ou Kotlin, sendo essa segunda a mais nova.


Para desenvolver nativo para dispositivos com sistema da Apple a Apple indica que você deve utilizar o programa Xcode e a linguagem Obejctive-C ou Swift sendo essa segunda a mais nova.


Com o desenvolvimento nativo você pode deixar seu aplicativo utilizar funcionalidades especificas do Sistema Operacional, como: GPS do dispositivo, acessar o contatos, acessar a câmera, acessar ao calendário, interagir com outros softwares instalados no mesmo sistema operacional e muitas outras funcionalidades.


O aplicativo sendo desenvolvido de forma nativa você também pode deixar ele funcionando de forma off-line, seu desenvolvimento é muito mais caro que o híbrido. Alguns aplicativos construídos de forma nativa são: WhatsApp, Instagram, Waze e Uber.

Imagem disponível em: https://usemobile.com.br/

Aplicativo Híbrido

O termo híbrido significa a junção ou cruzamento de duas espécies diferentes. E no nosso caso, quando nos referimos a um aplicativo híbrido quer dizer que esse aplicativo será desenvolvido apenas uma única vez, com uma linguagem, e que poderá funcionar tanto em dispositivos Android como e dispositivos Apple, você até utiliza um pouco do código nativo do Android e do código nativo da Apple, mas boa parte do código é utilizada para as duas plataforma.


O desenvolvimento híbrido é muito mais rápido de ser construído e também seu custo é barato para desenvolver, mas seu funcionamento precisará de internet para funcionar. pois boa parte dele, é também construído com linguagens Web.


Um grande exemplo de aplicativo híbrido é o da Netflix, que apresenta a mesma interface para todos os dispositivos.

Imagem disponível em: https://usemobile.com.br/


Vale ressaltar que devido a grande gama de frameworks que existem para os híbridos, as funcionalidades que antes só podiam ser utilizadas pelos nativos, hoje podem ser utilizadas pelos aplicativos híbridos.

Sobre o Autor

Jone Franco
Jone Franco

Desenvolvedor Mobile Nativo Android e IOS, Fundador da JAF.Apps e Instrutor na UDEMY. "Se você quer ter SUCESSO, acredite, programar é apenas uma etapa da sua jornada."

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *