Ciclo de Vida Activity

Quando o usuário está utilizando um aplicativo, ele pode alterar para outro aplicativo sem necessariamente fechar o primeiro aplicativo.

Quem nunca utilizou o Facebook e de repente já abriu o Instagram, e ficou algum tempo alternando entre os dois, ou então você já deve ter recebido alguma ligação enquanto estava utilizando esses aplicativos.


Nós seres humanos possuímos um ciclo de vida, o primeiro é quando nascemos e o outro é quando morremos, mas no meio disse acontece muito coisa. Na vida de uma janela ou activity e fragment, também existe um ciclo de vida, o inicio “onCreate()” e o final “onDestroy()”, mas no meio disso também acontece muita coisa, e todas elas são essenciais para que um aplicativo funcione corretamente.

Logo abaixo você vai ver uma imagem do ciclo de vida completo de um activity e depois a explicação de cada uma. ( No final desse arquivo acesse as fontes para saber mais )

  • onCreate()
    Ele é acionado assim que o sistema cria a atividade. No método onCreate(), você executa a lógica básica de inicialização do aplicativo. Isso deve acontecer somente uma vez durante todo o período que a atividade durar.
  •  onStart()
    Ele A chamada onStart() torna a atividade visível ao usuário, à medida que o aplicativo prepara a atividade para inserir o primeiro plano e se tornar interativa.
  •  onResume()
    É nesse estado que o aplicativo interage com o usuário. O aplicativo é mantido nesse estado até que algo ocorra e retire o foco do aplicativo.
  • onPause()
    O sistema chama esse método como a primeira indicação de que o usuário está deixando sua atividade, isso indica que a atividade não está mais em primeiro plano (embora ainda possa
    estar visível se o usuário estiver no modo de várias janelas).
  •  onStop()
    Quando a atividade não estiver mais visível ao usuário, ela inserirá o estado Interrompido e o sistema invocará o callback onStop(). No método onStop(), o aplicativo liberará ou ajustará recursos desnecessários enquanto o aplicativo não estiver visível ao usuário.
  • onDestroy()
    É chamado antes de a atividade ser destruída.

Fontes:

https://developer.android.com/guide/components/activities/activity-lifecycle?hl=pt-br

Sobre o Autor

Jone Franco
Jone Franco

Desenvolvedor Mobile Nativo Android e IOS, Fundador da JAF.Apps e Instrutor na UDEMY. "Se você quer ter SUCESSO, acredite, programar é apenas uma etapa da sua jornada."

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *