E-mail da Equipe do Firebase – Alteração no Firebase Functions

Olá desenvolvedores, recebi um e-mail da equipe do Firebase referente ao Firebase Functions, a partir do dia 22 de Junho para você utilizar o Firebase Functions vai ter que ativar o Plano Blaze do Firebase.

O Firebase possui o plano Spark que é um plano gratuito, onde você tem limites mensais de uso gratuito em vários serviços que o Firebase fornece, e ao atingir essa cota gratuita no mês, o projeto para de consumir os serviços do Firebase e só volta a funcionar quando o próximo mês chegar.

Existe o plano Blaze que também tem cotas gratuitas mensais, mas que ao atingir essa cota você será cobrado pelo que usar.

Para utilizar o Firebase Functions a partir da data citada acima, você terá que ativar o modo Blaze, mas ressaltando que você não será cobrado caso utilize somente a sua contal mensal gratuita.

Segue abaixo o e-mail da equipe do Firebase:

Olá Jone, Estamos escrevendo para informá-lo sobre duas próximas alterações no Cloud Functions for Firebase:

    1. Todos os desenvolvedores do Firebase que usam o tempo de execução do Cloud Functions Node.js 10 precisarão usar o plano de cobrança “Blaze”, conforme o uso.
  1. O tempo de execução do Node.js. 10 no Cloud Function atingiu a disponibilidade geral e o tempo de execução do Node.js. 8 no Cloud Functions será preterido. Para evitar possíveis interrupções ou riscos à segurança, atualize suas funções para o Node.js. 10.
O que aconteceu?

A partir de 22 de junho de 2020, o Cloud Functions for Firebase está lançando uma alteração em nosso tempo de execução do Node.js. 10 que permitirá ver a saída do processo de criação de funções usando o Cloud Build e o Container Registry. Embora o Cloud Build e o Container Registry tenham uma cota gratuita generosa, ambos os produtos exigem que você esteja no plano de pagamento conforme o uso “Blaze”.

Essa alteração fornecerá melhor transparência e controle sobre as implantações do Cloud Functions. Para obter mais detalhes sobre os benefícios do Cloud Build e do Container Registry, consulte nossas Perguntas frequentes on-line .

Em 31 de dezembro de 2019, Node.js 8 foi marcado fim-de-vida pela Fundação Node.js . A Fundação Node.js. parou de emitir versões de segurança para o Node.js. 8. Para garantir que suas funções estejam em uma versão suportada do Node.js., você deve atualizá-las para o tempo de execução do Node.js. 10.

Essas alterações no Cloud Functions for Firebase seguirão esta linha do tempo:

    • Até 22 de junho de 2020, todos os desenvolvedores que usam o tempo de execução do Node.js. 10 precisarão atualizar para o plano de cobrança pré-pago “Blaze” e ativar a API de criação da nuvem para continuar implantando funções.
    • Até 15 de fevereiro de 2021, todos os desenvolvedores que usam o tempo de execução do Node.js. 8 devem atualizar para o tempo de execução do Node.js. 10 e atualizar para o plano de cobrança de pagamento conforme o uso do Blaze. Os desenvolvedores não poderão mais criar novas funções ou atualizar as funções existentes que usam o Node.js. 8 .
  • Até 15 de março de 2021, o tempo de execução do Node.js 8 será desligado para o Cloud Functions for Firebase . As funções que usam o Node.js 8 serão desativadas após essa data.
O que eu preciso fazer?
  • Até 15 de fevereiro de 2021 , todos os desenvolvedores que usam o tempo de execução do Node.js. 8 devem atualizar para o tempo de execução do Node.js. 10 e atualizar para o plano de cobrança de pagamento conforme o uso do Blaze , referido no ponto acima.

Depois de atualizar para o plano de faturamento “Blaze”, conforme o uso,

Você deve ativar a API do Cloud Build. Faça upgrade da sua CLI do Firebase para a v8.1.0 ou superior ou siga as instruções manuais para ativar a API do Cloud Build abaixo:

  1. Acesse o link da API do Cloud Build no Cloud Console.
  2. Selecione seu projeto no menu suspenso.
  3. Clique em Continuar para ativar a API do Cloud Build para o projeto. Uma caixa aparecerá no canto inferior esquerdo para confirmar que a API está ativada.

Depois de ativar a API do Cloud Build, seu projeto poderá incorrer em cobranças se o uso do Cloud Build ou do Container Container exceder os limites da camada gratuita para esses produtos, além das cobranças de uso do Cloud Functions. Para obter mais informações, visite as páginas de preços do Cloud Build e Container Registry .

O plano pré-pago “Blaze” inclui limites de camada gratuita, assim como o plano gratuito “Spark” . Para mais informações, consulte as Perguntas frequentes on – line . Para evitar faturas inesperadas, é sempre uma boa prática definir alertas de orçamento .

Você pode encontrar uma lista dos seus projetos que estão usando o Cloud Functions for Firebase e pode ser afetada por esta alteração abaixo:

  • (Aqui aparece o nome dos meus projetos que utilizam o Firebase Functions. Apaguei o nome deles por segurança.)

Se você tiver alguma dúvida ou precisar de ajuda, leia nossas Perguntas frequentes on-line . Como sempre, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco para obter mais assistência.

Obrigado,
Raj em nome da equipe Firebase

Sobre o Autor

Jone Franco
Jone Franco

Desenvolvedor Mobile Nativo Android e IOS, Fundador da JAF.Apps e Instrutor na UDEMY. "Se você quer ter SUCESSO, acredite, programar é apenas uma etapa da sua jornada."

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *