Você já recebeu notificações de Aplicativos?
Nesse post não vamos aprender a criar as notificações, pois isso exigiria muita informação que em um único post não tem como detalhar, mas caso queira aprender do zero a criar notificações simples e personalizadas disponibilizamos um curso para isso.
Esse post é para esclarecer algo muito essencial na utilização das notificações, pois se você não sabe existe a notificação com
- Mensagem de Notificação
- Mensagem de Dados
E você deve entender a diferença das duas para conseguir trabalhar de forma eficiente com suas notificações.
Vamos explicar de uma forma que você entenda a lógica principal das duas.
Mensagem de Notificação – Fazendo uma configuração minima de código no seu projeto, você pode entrar na plataforma do Firebase via web, ir na opção de Cloud Messaging, inserir um titulo para a notificação e depois o texto da mensagem, feito esse processo basta simplesmente enviar sua notificação e ela será exibida para todos os usuários que possuem o seu aplicativo.
Obs: O código para inserir no projeto o próprio Firebase disponibiliza. Ex: se você utiliza o Android Studio basta apenas inserir alguns códigos no Android Manifest do seu projeto.
Resumo: A mensagem de notificação tem que ser enviado do Console do Firebase e trabalha de forma automática não precisando implementar código do zero.
Mensagem de Dados – Com esse tipo de notificação somos nós desenvolvedores que temos que criar o código em nosso projeto para que o nosso aplicativo consiga ler as informações da notificação.
Resumo : A mensagem de dados precisa implementar código, pois você vai enviar dados personalizados. Não podem ser enviados do Console do Firebase.
O corpo da Mensagem de Notificação é como o da imagem abaixo
Na imagem acima temos:
Linha 2 – A identificação de um usuário, podendo ser também um grupo de pessoas classificada como tópicos. Ex: Usuários que gostam de esportes.
Linha 3 – Essa parte é onde estamos especificando que essa notificação é uma Mensagem de Notificação. Perceba que temos o valor “notification”.
Linha 4 – Como nossa aplicação possui um código padrão que o firebase disponibiliza, nós temos que obrigatoriamente colocar a chave com o valor “title” e o valor dessa chave podemos colocar qualquer informação para ser o titulo da nossa mensagem.
Linha 5 – Mais uma vez, como nossa aplicação possui um código padrão que o firebase disponibiliza, nós temos que obrigatoriamente colocar a chave com o valor “body” e o valor podemos colocar qualquer informação para ser a informação da nossa mensagem.
O corpo da Mensagem de Dados é como o da imagem abaixo
Na imagem acima temos:
Linha 2 – A identificação de um usuário, podendo ser também um grupo de pessoas classificada como tópicos. Ex: Usuários que gostam de esportes.
Linha 3 – Essa parte é onde estamos especificando que essa notificação é uma Mensagem de Dados. Perceba que temos o valor “data”.
Linha 4 – Como nossa aplicação possui um código criado por nós desenvolvedor podemos colocar qualquer nome para nossa chave, no exemplo da imagem colocamos o valor “titulo” para nossa chave e o valor dessa chave podemos colocar qualquer informação.
Linha 5 – Mais uma vez, como nossa aplicação possui um código criado por nós desenvolvedor podemos colocar qualquer nome para nossa chave, no exemplo da imagem colocamos o valor “mensagem” para nossa chave e o valor dessa chave podemos colocar qualquer informação.
Linha 6 – Mais uma vez, como nossa aplicação possui um código criado por nós desenvolvedor podemos colocar qualquer nome para nossa chave, no exemplo da imagem colocamos o valor “informacao” para nossa chave e o valor dessa chave podemos colocar qualquer informação.
Obs: Na mensagem de dados podemos ir adicionando varias chaves com valores que nós mesmos podemos escolher.
Quero deixar bem claro para você que existe muito mais informações a serem explicadas, mas o importante para nós é que você entenda essa primeira parte da lógica do funcionamento de notificações, pois entendendo ela você terá uma direção melhor para criar e enviar notificações e caso queira se aprofundar mais sobre esse conteúdo acesse o nosso curso
Firebase para Android – Módulo III – Notificações
ou então acesse o link do Firebase:
https://firebase.google.com/docs/cloud-messaging/concept-options?hl=pt-br
Artigos Relacionados
Sobre o Autor
0 Comentários