Machine Learning é o termo em inglês para a tecnologia conhecida no Brasil como aprendizado de máquina, esse tema é muito procurado e gera um pouco de confusão entre algumas pessoas.
Muitos pensam que Machine Learning é a mesma coisa que Intelegência Artificial, mas isso é um grande erro. O que podemos afirmar é que machine learning é um dos componentes (braços) de uma inteligência artificial.
Para você entender bem e ter uma boa referência do assunto, vamos citar o que duas grandes empresas falam sobre machine learning.
Segundo a IBM, Machine Learning, é uma tecnologia onde os computadores tem a capacidade de aprender de acordo com as respostas esperadas por meio de associações de diferentes dados, os quais podem ser imagens, números e tudo que essa tecnologia possa identificar.
Os algoritimos de Machine Learning são criados a partir dos dados que serão análisados e as as repostas (ou resultados) que se esperam dessa análise, no final do processo o sistema cria as próprias regras ou perguntas.
Segundo a Microsoft, Machine Learning, é um processo que usa modelos matemáticos de dados para ajudar um computador a aprender sozinho, sem receber instruções diretas. Isso permite que um sistema de computador continue aprendendo e se aprimorando, com base na experiência.
Observando a resposta das duas empresas, podemos resumir, que machine learning, é uma tecnologia que analisa uma grande quantidade de dados e com isso acaba conseguindo identificar padrões para poder aprender a tomar decisões sozinho, e quanto mais dados consumir mais ela vai ser aprimorando.
Logo abaixo vamos citar três exemplos, que a Forbes disponibilizou, de aprendizado de máquina na prática.
- Bens de consumo
Usando processamento de linguagem natural, aprendizado de máquina e análises avançadas, Hello Barbie ouve e responde a uma criança. Um microfone no colar da Barbie registra o que é dito e transmite aos servidores do ToyTalk. Lá, a gravação é analisada para determinar a resposta apropriada de 8.000 linhas de diálogo. Os servidores transmitem a resposta correta para a Barbie em menos de um segundo para que ela possa responder à criança. Respostas a perguntas como qual é sua comida favorita são armazenadas para que possam ser usadas em uma conversa posterior.
- Energia
Em uma tentativa de fornecer energia para o 21 st século, GE Power utiliza dados grandes, aprendizado de máquina e Internet das Coisas (Internet das coisas) tecnologia para construir uma “internet da energia.” Análise avançada e aprendizado de máquina permitem manutenção preditiva e potência, operações e otimização de negócios para ajudar a GE Power a trabalhar em direção à sua visão de uma “usina de energia digital”.
- Serviços financeiros
A American Express processa US $ 1 trilhão em transações e tem 110 milhões de cartões AmEx em operação. Eles contam muito com análises de dados e algoritmos de aprendizado de máquina para ajudar a detectar fraudes quase em tempo real, economizando milhões em perdas.
Caso queira acessar as fontes consultadas, acesse os links abaixo
Fonte: https://azure.microsoft.com/pt-br/overview/artificial-intelligence-ai-vs-machine-learning/
Fonte https://www.forbes.com/sites/bernardmarr/2018/04/30/27-incredible-examples-of-ai-and-machine-learning-in-practice/#2a9b70ef7502
Artigos Relacionados
Sobre o Autor
0 Comentários