Testar Conexão com Banco de Dados RealTime Firebase

A plataforma do Google, o Firebase, trás para nós desenvolvedores muitos benefícios. Caso ainda não conheça essa plataforma, veja nossos outros posts na categoria do Firebase.

O que é Firebase? 

1,2 Milhão de Apps usando o Firebase a cada mês

Nesse post vamos mostrar um exemplo de como testar nossa conexão com o banco de dados RealTime database do Firebase.

Mas antes disso você tem que entender porque esse teste é importante.

Entenda: Muitas vezes o seu dispositivo celular irá estar conectado a uma rede de internet ( wiffi ), mas o que muitos podem se esquecer é que em determinadas redes de internet podem acontecer alguns bloqueios de acesso a certos sites ou portas (Exemplo porta FTP 20 e 21), isso por segurança dos administradores.

Muitos administradores deixam liberados apenas alguns sites ou portas, e isso acontece muito em universidades ou empresas de grande porte por motivos de segurança mesmo.

Resumindo pra você, se o seu aplicativo precisar se conectar com o banco de dados, mas estiver em um rede onde está acontecendo bloqueios, provavelmente ele não vai funcionar corretamente, e talvez o usuário não irá saber disso, então o correto é informa-lo que ele não está conectado com o banco de dados. 

Obs: Em nosso e-book temos um código para testar a conexão do celular com o Wiffi, 3G e 4G,  e como acabamos de mencionar, as vezes podemos estar conectados a internet, mas por motivos de bloqueios não conseguiremos ter acesso ao nosso banco de dados do Firebase.

Agora que você já entendeu a importância do teste de conexão com o banco de dados do Firebase, logo abaixo mostramos o código e depois uma explicação.

  • Linha 164 – Iniciamos a variável que nos fornecera a comunicação com o nosso banco de dados do RealTime database do Firebase.

  • Linha 166 – Inciamos a nossa variável que armazena o caminho que queremos percorrer dentro do nosso banco de dados. E como o próprio Firebase nos informa :

/.info/connectedé um valor booleano não sincronizado entre os clientes do Realtime Database”

ou seja ele vai fornecer se o usuário do seu aplicativo está tendo uma conexão com o banco de dados.

  • Linha 168 – Criamos o nosso ouvinte (listener), que vai ficar sempre escutando o que acontece com o nosso banco de dados e vai nos informar das alterações que ocorrer nessa comunicação.

  • Linha 170 – onDataChange (…) é o método que é chamado sempre que alguma alteração ocorrer no banco de dados no nosso caminho que indicamos na linha 166. Esse método nos fornece a variável dataSnapshot que contém a reposta que o Firebase nos dá referente a nossa comunicação com o banco de dados.

  • Linha 172 – Criamos uma variável do tipo boolean para receber da nossa variável dataSnapshot o valor false ou true, onde false quer dizer que não há uma conexão com o banco de dados e true quando existe um conexão com o banco de dados.

  • Linha 174 e 177 – Usamos um if para saber se o valor foi true ou false, se for true quer dizer que existe conexão com o banco de dados, caso for false não estamos conseguindo se comunicar com o banco de dados do Firebase.

  • Linha 184 – O método onCancelled() irá ser ativado e usado quando houver algum problema de comunicação com o nosso banco de dados.

  • Linha 189 – Por ultimo, nessa linha estamos inserindo nosso ouvinte dentro do caminho onde queremos receber as respostas do Firebase.

Para mais informações você pode acessar:
https://firebase.google.com/docs/database/android/offline-capabilities?hl=pt-br

Sobre o Autor

Jone Franco
Jone Franco

Desenvolvedor Mobile Nativo Android e IOS, Fundador da JAF.Apps e Instrutor na UDEMY. "Se você quer ter SUCESSO, acredite, programar é apenas uma etapa da sua jornada."

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *