Quando estamos aprendendo a programar, vários termos surgem como uma enxurrada em nossas cabeças nos confundido muito e nos levando a desistir muitas vezes.
Ex: Você está aprendendo a programar em Java “Um pesadelo para alguns”, e de repente surgem alguns termos como, Framework, Api, Biblioteca, Instanciar, Métodos, Funções, Procedimentos e SDK, deixando sua cabeça maluca e as vezes até te desanimando um pouco.
Para ajudar você, logo abaixo nós explicamos 12 termos de forma mais direta e simplificada para que você tenha uma base do que significam esses termos.
API
A API (Application Programming Interface) “Interface de Programação de Aplicações “, segundo o Free Online Dictionary of Computing, que pode ser acessado pelo site http://foldoc.org, é uma interface pela qual um aplicativo acessa um sistema operacional e outros serviços. E na internet muito se fala de ser um conjunto de rotinas e padrões que devem sem executados para poder acessar um aplicativo de software ou plataforma web, executando realmente um software-software sem o usuário perceber os processos de pedido e resposta.
Essas duas descrições realmente descrevem o que é uma API, e para você entender melhor ainda, pense no Google Maps, o serviço gratuito de mapas do Google.
Esse serviço do Google é praticamente completo, pois você possui o mundo inteiro com cidades e lugares incríveis e ainda sendo disponibilizado gratuitamente. Agora Imagine se em um programa que você estivesse criando seja web, mobile ou desktop, você precisasse usar uma mapa para mostrar determinada localização ou para obter algum recurso que obrigatoriamente você precise mostrar para o usuário um mapa.
Você levaria meses ou até anos para criar um mapa da Cidade, Estado ou País, sendo que pra isso existe o serviço do Google Maps pronto com tudo isso, então porque você perderia tempo em criar um mapa do zero. Mas será que o Google deixaria você pegar o código completo do Google Maps para você colocar no seu projeto ou para deixar você modificar o código? Com certeza não, então como o Google poderia te fornecer o Google Maps para sua aplicação sem deixar você mexer em certas funções ou acessar certas coisas que eles não querem?
Essa resposta é simples.
Eles criam um conjunto de métodos e funções que te fornecem a comunicação do seu projeto com o Google Maps, e o nome desse conjunto de rotinas e padrões para você poder acessar esse serviço é uma API, onde você poder ter o acesso ao serviço desde que use a API que eles fornecem.
Então usando a API de alguns serviços como o do Google Maps, você pode acessar e utilizar esse serviço no seu programa, site e outros.
Framework
O framework é uma estrutura que fornece muita agilidade com ferramentas e códigos praticamente prontos que auxiliam o programador na criação de um projeto seja ele qual for.
Quando você quiser criar programas extremamente complexos, a melhor forma de ganhar mais agilidade e auxilio é utilizar um framework, para assim não precisar criar códigos, analises e designers do zero.
Quanto mais programas você criar, irá perceber que boa parte de códigos e funcionalidades são sempre as mesmas independente do programa a ser criado, e isso é um dos motivos para usar frameworks, para não ser preciso recriar a roda.
Alguns frameworks são:Ruby On Rails para Ruby.CodeIgniter, CakePHP e Zend para PHP.,O ASP.NET, Spring, Tomcat, JBoss e Hibernate para JAVA.Django, Turbogears e web2py para Python. Foundantion 5 e Bootstrap para CSS.
Biblioteca
É um conjunto de funções pré-escritas anteriormente, por algum programador ou por você mesmo, que te ajuda a ter mais agilidade em novos projetos.
Imagine que você tenha criado um programa para resolver contas matemáticas, e nesse programa você mesmo tenha criado do zero alguns códigos para resolver certas equações.
Depois de alguns dias você precisa criar novamente um outro programa parecido, para não perder tempo criando do zero os mesmos códigos você pode utilizar uma biblioteca, que seria esse conjunto de funções e códigos que você já tinha criado anteriormente e que praticamente já estão prontos e que podem ser importados para o seu novo projeto para resolver essas equações.
Isso te ajudaria a ter mais agilidade e poderia te dar a possibilidade de se preocupar com outros problemas no projeto.
Por isso você vai ouvir falar muito de bibliotecas que mexem com imagens, strings, rede e muito mais, porque são de funções que já estão prontas e vão te auxiliar no momento de criar seu programa.
Alguns até citam que um framework é uma vasta coleção de bibliotecas.
Procedimento – Funções – Métodos
A definição para esses três ainda gera entre algumas pessoas muita polemica, pois em algumas linguagens suas definições são um pouco diferentes, mas se você analisar todas você chegara a seguinte conclusão.
Procedimento que também é conhecida como sub-rotina é a parte de um programa ou aplicação que não retorna valor algum.
Função é a parte de um programa ou aplicação que retorna um valor.
Método nada mais é que um procedimento ou função que pertence a uma classe, por isso que na orientação a objetos existem métodos que retornam valor e outros que não retornam. Ele praticamente é um conjunto de funcionalidades da classe.
Instanciar
Muitas vezes você poder ver e ouvir esse termo e não entender, e para sanar alguma dúvida sobre isso, o termo significa criar, e instancia significa criação.Vou instanciar um objeto – Instância de uma Classe
Compilador
O compilador é o programa (ou um conjunto de programas) que analisa todo o código criado pelo programador e transforma todo o código em uma linguagem compreendida pelas maquinas, no caso em códigos binários.
Interpretador
Parecido com o compilador, a diferença é que ele não transforma todo o código de uma só vez para códigos binários, o interpretador vai traduzindo os códigos linha por linha conforme alguma parte do código é solicitada e executada.
IDE
IDE (Integreted Develpment Environment) (Ambiente de Desenvolvimento Integrado), é o programa que fornece todas as ferramentas que te auxiliam na programação de uma linguagem, fornecendo o compilador, a gestão dos arquivos do projeto, indicando erros de sintaxe, auxilia na criação do instalador do programa e muito mais.
Um IDE bem conhecido pelos iniciantes da programação é o CodeBlocks.
SDK
O SDK (Kit de Desenvolvimento de Software) é um kit que contém todas as ferramentas necessárias para que guie o desenvolvedor a criar aplicações de uma determinada plataforma.
Scripts
De uma forma de simples entendimento, o script é um “passo a passo – instruções”, que devem ser seguidas por sistemas computacionais e aplicações. Os scripts coletam e trazem informações para serem analisadas e serem usadas por um sistema principal.
Artigos Relacionados
Sobre o Autor
0 Comentários