Olá desenvolvedor, nesse artigo vamos te apresentar um método bem simples que te auxilia a chegar a uma conclusão, para você mesmo conseguir responder sozinho se você está evoluindo em programação, independente da sua linguagem de atuação.
E porque nenhuma outra pessoa pode responder de forma correta se você está evoluindo?
Simples, porque outras pessoas podem estar em níveis de conhecimento diferentes do seu, o que é normal nos dias atuais.
Coloque na sua cabeça que pessoas de níveis mais inferiores podem te avaliar como bom, pessoas com níveis mais superiores podem te avaliar como ruim, mas isso não te da base para avaliar se você está evoluindo ou não em programação, independente da sua linguagem de atuação.
Um método simples para você realizar, e assim identificar se você está evoluindo, pode ser feito seguindo esses 3 passos logo abaixo.
1 – Desenvolva um programa, que vai ser criado com o conhecimento que você tem até o momento, não importa se o seu conhecimento é pouco. Mas tente não desenvolver um software apenas com um código pequeno de 100 linhas, por favor.
2 – Depois que criar o software deixe ele guardado por no mínimo 2 meses.
3 – Durante os 2 meses não abra nenhuma vez o software criado e aproveite para se especializar mais, realizando cursos, lendo livros e praticando muito. (Se você trabalha no ramo de desenvolvimento não faça isso com o software de clientes, crie um software para realizar esse método).
Depois que completar os 2 meses abra novamente o programa, provavelmente você vai ficar umas 2 horas tentando entender o que você tinha feito e talvez nem lembre mais, mas isso é normal, a partir do momento que você entender, veja o que você fez de errado e o que pode ser melhorado no programa.
Com certeza você vai se xingar de burro, ou soltar expressões como:
“Por que eu coloquei esse código aqui”,
“Isso daqui é uma redundância, porque fiz isso”,
“Que nome de variável nada a ver”,
“Essa parte do código pode ser menor”
“Que bagunça que está esse código, não tem nada organizado”,
“Mas porque não fiz tratamento de erros aqui”,
E por ai vai…..
Pode ser bobeira à primeira vista, mas é algo muito eficaz e que te ajudará a crescer profissionalmente. Esse método tem sido muito útil pra mim e até hoje continuo praticando.
Pode ser que o seu ritmo de aprendizado seja mais lento que o normal, por isso você não deve se comparar com outros programadores. Utilize esse método e saiba como é o seu ritmo de aprendizado. Quando você analisar seu projeto e identificar os seus próprios erros vai se sentir mais motivado porque você vai entender que está subindo de nível.
Quanto mais erros, problemas, bobeiras, falhas grotescas você encontrar e corrigir, quanto mais você tem certeza que esse programa pode ser melhorado, isso quer dizer que você está evoluindo na programação e aumentando o seu nível de conhecimento. Mas nunca se esqueça de buscar se aperfeiçoar cada dia mais.
Feito as correções e melhorias, acrescente mais funcionalidades ao programa e depois faça os 3 passos novamente, e depois de mais 2 meses faça outra avaliação.
No dia que você analisar o programa, depois dos 2 meses, e não achar nenhuma erro, falha ou melhoria que precisa ser feita, não é o software que vai estar bom, é bem provável que você não esteja evoluindo como deveria.
Artigos Relacionados
Sobre o Autor
1 Comentário
Muito bom o texto, eu já sou programador a um bom tempo em Clipper, Access, VB e C#.
Agora resolvi entrar na área de desenvolvimento Mobile com foco em Android.
Em relação ao texto, é exatamente desse jeito que me sinto quando passo um tempo sem abrir algum sistema desenvolvido.
Como diz o texto, o programador só tem a crescer com esse tipo de análise